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Âncora 5

Muito se fala em empreender, mas poucos compreendem a real complexidade dessa tarefa. As múltiplas habilidades necessárias e os compromissos assumidos, podem transformar esta experiência em uma tarefa de muita responsabilidade e pouco retorno.

 

A necessidade de dividir a atenção em tantos lugares, complica o entendimento e o pensar no negócio como um todo, chegando ao ponto de afetar a própria viabilidade da empresa.

Sem estar ciente da real situação, cada vez que uma decisão é tomada, você abre mão de controlar suas chances de obter lucro.

Quem está à frente do negócio, se depara o tempo todo com questões complexas como:

  • Devo contratar mais um funcionário? 

  • Devo investir em mais uma máquina na produção? 

  • Por que a eficiência deste mês baixou tanto? 

  • Por que as despesas de mão-de-obra direta aumentaram?

  • Qual critério de rateio usado nos centros indiretos da fábrica?

Nem sempre a tarefa de encarar os números do seu negócio é fácil. As empresas que crescem sem um planejamento estruturado podem adquirir vícios que acabam sendo obstáculos na busca pelo lucro. Para evitar ou sair dessa armadilha, é necessário estar comprometido em identificar e resolver esses gargalos de maneira definitiva.

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CADA VEZ QUE VOCÊ TOMA UMA ATITUDE SEM COMPREENDER A SITUAÇÃO COMPLETA, 
VOCÊ ESTÁ REALIZANDO UMA APOSTA CONTANDO APENAS COM A SORTE.

As empresas de grande porte possuem um Setor de Custos focado em gerir os centros produtivos e buscar melhores formas de desempenho. Controlar a eficiência da fábrica, as despesas e apontar indicadores, ajudará o gestor na hora da tomada de decisões.

Trabalhei em empresas de médio e grande porte por 25 anos (saiba mais aqui). Durante esse tempo, aprendi a importância e o valor do setor, que é um dos principais fatores que permitem o negócio crescer de maneira saudável. Hoje, meu desejo é compartilhar a experiência que adquiri nestas empresas, com quem mais necessita.

Com o passar dos anos percebi que, por diversas razões,  a maioria das empresas de pequeno e médio porte acabam deixando de lado esse setor, e, eventualmente passam por dificuldades.
 

Estas, que poderiam ter sido facilmente evitadas conhecendo o real desempenho fabril e o custo de cada produto, aumentando assim sua margem de lucro. Mesmo que isso signifique continuar o que se estava fazendo, pois medir o sucesso nos permite saber onde estamos acertando e se há espaço para melhorar ou expandir.

É isso que eu faço: ajudo quem está à frente do negócio a entender o real desempenho da empresa, com todo profissionalismo, compromisso e ética. Possibilitando assim, realizar os ajustes necessários para aumentar o lucro.

Âncora 1

CASOS COMUNS

Imagem de Garrafa de leite

O CUSTO DO PRODUTO NÃO É CONHECIDO,

PORÉM O PREÇO NO MERCADO JÁ ESTÁ DEFINIDO.

Quando não sabemos o custo do produto e o preço do mercado já está definido, corre-se o grande risco de estarmos pagando para vender. Pois o preço de venda pode não estar pagando os custos fixos e nem variáveis, dando prejuízo para a empresa. Às vezes, a inclusão de um produto novo na produção gera um resultado mensal negativo para empresa. 


Quando temos vários produtos ofertados, e não conhecemos o custo real de cada um, podemos ter um ou mais produtos que acabam diminuindo o lucro no mix de faturamento. Ao conhecermos o custo individual de cada um e o retorno que cada um traz, poderemos negociar melhor seu preço e buscar soluções para baixar os valores gastos.

EFICIÊNCIA FABRIL

Quando a eficiência fabril não é conhecida, a empresa pode ter prejuízo. Devemos avaliar muito bem a eficácia de cada setor. Os setores devem possuir eficiência de acordo com seus recursos e precisam buscar sempre melhorar a fim de poder garantir uma produção de qualidade, respeitando os prazos e mantendo os custos mínimos.

É importante medirmos essa eficiência e buscarmos, junto à gestão, formas de melhorias contínuas, dando subsídios para as tomadas de decisões.

Fábrica de biscoitos
Prateleira com roupas em um loja

CONTROLE DE ESTOQUE

O controle do estoque é importante, porque o custo do produto vendido é realizado através da fórmula: 


CPV = EI + CO - EF

sendo:

EI: Estoque Inicial I CO: Compras I EF: Estoque Final.


Então, se a variação do estoque for negativa, isto quer dizer que houve mais consumo. Se o faturamento ficou igual ao mês anterior, e o consumo foi maior, certamente a margem de contribuição ficará menor, o que não é nada favorável.


Neste trabalho, a ideia é partir de um estoque ideal e valorizar as ordens de produção, fazendo uma comparação entre o custo padrão (o que foi projetado para ser) e o custo real (o que está ocorrendo), e assim, fazer as perguntas pertinentes:

  • Por que o custo real teve variação entre o padrão?

  • Qual deles é o correto?

  • O que estou usando para calcular o meu preço de venda?

  • etc.

Âncora 2
Estação de trabalho, mostrando como baixar preços

COMO TRABALHO

Ofereço meus serviços para que pequenas e médias empresas, conheçam quais são os custos de seus produtos, e possam manter seus dados atualizados e integrados.

Ao trabalhar com sua empresa buscarei as informações que possibilitarão descobrir o seu custo real de produção, apresentando ao final o demonstrativo de resultado de exercício (DRE Gerencial) para medirmos o desempenho da empresa.

Com o diagnóstico em mãos a empresa poderá fazer as perguntas certas para que seu produto possa gerar mais lucro no mercado atual. Podendo efetivar medidas muito mais assertivas em busca de seu sucesso.

Além disso, a união do ERP e do setor de contabilidade permitirão que se trabalhe com as mesmas informações. Tornando assim, a força de trabalho mais eficiente e evitando o desperdício de energia que múltiplas planilhas de controle possam gerar.

A integração dos custos com a contabilidade traz resultados confiáveis e de conhecimento geral para todos. Logo, quando é realizado algum lançamento contábil, é possível saber se o custo terá consequências positivas ou negativas no lucro.

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MINHA HISTÓRIA PROFISSIONAL

ROSELI CRESTANI

Natural de Caxias do Sul/RS sou técnica contábil, formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em MBA Controladoria e Contabilidade de Custos.

Atuei nas principais indústrias de Caxias do Sul e região, e empresas de comércio e serviços, na área de custos e gestão em controladoria. Possuo mais de 20 anos de experiência na área.

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Contato para Otimizar os custos de sua empresa

Caso tenha interesse e queira saber mais sobre os serviços da Crestani,
entre em contato, será um prazer poder ajudá-lo.

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